Café de cevada - Muitos benefícios para a saúde
 

A cevada é um dos cereais mais produzidos no mundo. Possui diversas aplicações. Torrado e em pó, pode ser preparado como café, porém sem cafeína. Por isso, desistir de café não significa que você fica com nada para beber de manhã, e esse hábito pode ser um pouco mais fácil quando um delicioso substituto quente está disponível.

O café de cevada é considerado mais saudável do que o tradicional por não conter cafeína e ainda oferecer todas as propriedades nutricionais e medicinais que o cereal contém. Você encontra o pó de café de cevada em lojas de produtos naturais.

Propriedades nutricionais da cevada

A cevada é um cereal rico em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e minerais selênio e magnésio. O magnésio é um mineral utilizado na formação dos ossos e na liberação de energia dos músculos e o selênio é um antioxidante que ajuda a proteger as células e o organismo todo.

Em 100 gramas de grãos de cevada, encontra-se cerca de 73 gramas de carboidratos, 12 gramas de proteínas, 37,7 miligramas de selênio e 1,94 miligramas de magnésio. Por causa da grande quantidade de fibras, a cevada é considerada um alimento funcional.

Pelo teor de fibras, os integrais são incluídos na categoria dos alimentos funcionais, pois sua utilização dentro de uma dieta equilibrada pode ajudar no funcionamento do intestino, redução do colesterol e do risco de algumas patologias. A ingestão de fibras também é recomendada para quem quer perder peso. O alto teor de ingestão de fibras promove melhor aproveitamento dos nutrientes ingeridos e dá sensação de saciedade, o que reduz a fome.

A melhor maneira de consumir cevada

Coloque meio litro de água para ferver. Quando começar a ferver, adicione duas colheres de sopa de cevada torrada e moída. Adoce a gosto com açúcar demerara ou mascavo.

Virtudes

Hipócrates, o pai da medicina, exaltou as virtudes curativas de suas sementes. Além de fonte alimentícia muito rica em proteínas, manganês, celulose, potássio, cal, amido e dextrina, a cevada é muito recomendada para tratamentos caseiros por ser refrescante, digestiva, diurética, depurativa e reconstituinte.

Cevada torrada e moída

Os grãos de cevada selecionados são torrados e moídos, dando origem ao café de cevada, considerado o melhor substituto do café com o benefício de não conter cafeína, podendo ser consumido por crianças, idosos, gestantes e adultos sem fazer qualquer malefício à saúde. Para cada meio litro de água, adicione duas colheres (sopa) do pó da cevada torrada e moída. Assim que levantar fervura, misture bem e coe. Pode ser servida pura ou acrescida de leite. Adoçar a gosto com açúcar demerara ou mascavo.

Saiba mais

Rica em carboidratos, proteínas e ácido silícico, importante na estruturação dos órgãos dos sentidos e sistema nervoso. Muito recomendada como alimento para atletas, pessoas em fase de crescimento, como restaurador do equilíbrio nervoso e estados de fraqueza intelectual.

Sais minerais, selênio e magnésio

Os sais minerais selênio e magnésio encontrados na cevada em pó exercem uma função eminentemente plástica no organismo, tomando parte na formação dos tecidos que sustentam o organismo, do tecido ósseo e cartilaginoso, e participam da composição dos órgãos internos, glóbulos vermelhos, medula óssea, etc. A deficiência desses minerais pode causar doenças como raquitismo (cálcio) e anemia (ferro).

Cevada x Café

Quem usa a cevada ao invés do café tem muitas vantagens. Uma delas é sua ação antioxidante, que inibe o aparecimento de vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Outra grande vantagem é que a cevada não possui cafeína, um ingrediente ativo do café. Não podemos ignorar que a cafeína também possui propriedades benéficas para o organismo. Mas o grande problema é que a cafeína vicia, sendo que o seu consumo em doses elevadas poderá provocar tremores involuntários, bem como aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Fonte: JORNAL DO POVO – RS

(texto extraído e adaptado por Farm. Dr. Marcio Nogueira Garcia)

 
 
Data:  04/09/2013
Nome:  Joselita Nogueira
Comentário:  Uma amiga tem labirintite e pergunta se pode
beber a CEVADA como café ?
   
Data:  01/09/2013
Nome:  Dulcinéa Simoes
Comentário:  Comecei a utilizar a cevada em Portugal e adorei, mas no Brasil não é tão fácil encontrá-la. Consegui achar a solúvel no Mundo Verde na Rua da Conceição em Niterói. Só tenho uma dúvida: Pessoas com diabetes pode usá-la? Gostaria de ter a certeza para indicá-la ao meu irmão. Obrigada pelas informações.
   
Data:  01/09/2013
Nome:  Dulcinéa Simoes
Comentário:  Gostaria de saber se pessoas com diabetes pode fazer uso da cevada. Obrigada pelas informações.
   
Data:  17/08/2013
Nome:  Joselita Nogueira
Comentário:  Amei esse comentário, vou passar a tomar a cevada. Muito grata pela informação.
   
Data:  22/07/2013
Nome:  MAURO B. LEIVA
Comentário:  Estou temporariamente impossibilitado de tomar café, devido ao tratamento de gastrite. Substituí pela cevada torrada e moída, que misturo ao leite e adoço com açúcar mascavo. O sabor é muito agradável e não causa aquela sensação de incômodo no estômago provocada pela cafeína. Está dando certo.
   
Data:  03/07/2013
Nome:  GILVAN GUSMÃO DE ABREU
Comentário:  Eu tomo café de cevada todas as manhãs e geralmente também à noite, porém gosto de misturar com leite de soja. Será que é um benefício para saúde?
   
Data:  23/05/2013
Nome:  Moacir Pedro
Comentário:  sempre e bom ser informados sobre as boas coisas.Obrigado pela informaçao.
   
Data:  23/05/2013
Nome:  Moacir Pedro
Comentário:  sempre e bom ser informados sobre as boas coisas.Obrigado pela informaçao.
   
 
Cadastro Imprensa Trabalhe Conosco Área Restrita Área Restrita     Facebook Feed de Notícias

 Pharmacorum - Rua Clodomiro Amazonas, 703 - Itaim Bibi - Estacionamento com manobristas à disposição. - pharmacorum@pharmacorum.com.br

 
Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante a apresentação da receita e o meio pelo qual deve ser apresentada ao estabelecimento.
Os medicamentos sob prescrição médica só serão manipulados mediante apresentação da receita, elas podem ser enviadas pelo sistema de orçamento, fax ou e-mail "Digitalizado".
Evite a automedicação, medicamentos podem causar efeitos indesejados: Procure sempre um médico ou informe-se com um farmacêutico.

Fone (11) 3074-8717 | atendimento@pharmacorum.com.br

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h00 às 20h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00

Farmacêutica Responsável: Lucila Raduan Lopes - CRF/SP 13.741
Farmacêutico Corresponsável: Marcio Nogueira Garcia - CRF/SP 39.016
Autorizações ANVISA: AFE nº 25351/180637/2002-91 - Autorização/MS: 0.03269.1
Autorizações ANVISA: AE nº 25000.017110/89-64 - Autorização/MS: 1.33362.0
Licença SIVISA nº CMVS 35503080147700335410