Clara de ovo para fortalecer os músculos
 

Rica em albumina, a clara de ovo fortalece os músculos e afasta a fome. 

Quando voltar da academia, prepare uma superomelete usando apenas claras. Isso mesmo. Após o exercício, o corpo precisa reabastecer as reservas energéticas dos músculos com o consumo de carboidratos e também necessita de fontes de proteína para a construção e recuperação das fibras musculares. A escolha da clara não é por acaso. Nela, estão todos os aminoácidos essenciais e não-essenciais, além das vitaminas do complexo B e 12 minerais, como zinco e manganês.

Além de ser uma fonte barata de proteínas, a clara tem uma boa biodisponibilidade, ou seja, o organismo consegue absorver com facilidade seus nutrientes. As claras de ovo são o alimento por excelência para os que praticam desporto de forma regular. Como é facilmente digerida pelo nosso organismo, a absorção dos nutrientes pelo nosso corpo é rápida.

As proteínas contidas nas claras de ovo se desfazem em micromoléculas, neste caso, aminoácidos. Ao tornarem-se micromoléculas, tornam-se suficientemente pequenas para serem absorvidas pela primeira porção do nosso intestino. Depois de absorvidas pelo nosso intestino, seguem para o nosso fígado antes de serem levados para os fibroblastos onde vão dar origem a fibras colágenas que formam os elementos constituintes dos nossos músculos e da nossa pele.

Clara de ovo

A clara de ovos é a forma mais pura de proteína que podemos encontrar. A clara é isenta de gordura e rica em proteína. Cada 100g de clara possui, em média, 13 gramas de proteínas.

Albumina

A clara do ovo é riquíssima em albumina, uma proteína de origem animal. A função mais reconhecida da clara é reforçar a musculatura. Barriga adentro, a albumina é quebrada nas partículas de aminoácidos, que ficam à disposição para construir ou reparar qualquer célula do corpo.

E um tecido que cobra uma constante renovação é justamente o muscular. Logo depois de malhar, seus aminoácidos trabalham na restauração de pequenas lesões provocadas pelo esforço. É importante lembrar que a albumina possui os nove aminoácidos necessários para o processo de anabolismo que ajuda no aumento de massa muscular.

Muitas opções

Há variedade de opções no preparo do ovo, como cozido, mexido ou em omeletes. Mais de 50% da vitamina B2 do ovo está na clara, de fácil digestão e é ideal para quem treina e quer "desenvolver os músculos". Lembrando que este alimento deve ser sempre consumido após o cozimento ou fritura (fritar sem óleo), a clara de ovo em sua forma crua contém enzimas que em resumo prejudicam o valor biológico de suas proteínas, afetam a qualidade do alimento e também pode conter bactérias, como a salmonela, que podem provocar sintomas como febres, náuseas, vômitos e diarreias. Basta cozinhar este alimento e você estará livre de qualquer problema.

Prolongar a saciedade

Entre outras virtudes da clara de ovo está o seu poder de prolongar a saciedade — o que faz toda a diferença para quem quer perder alguns quilos - já que ela tem 88% de água em sua composição.

Alerta

Tentar ganhar massa muscular apenas pela alimentação, sem exercícios físicos, é um projeto de longuíssimo prazo.

Mais alimentos que auxiliam no ganho de massa muscular

Peito de frango, sem pele => O alimento tem alto índice de proteínas e quantidades nulas de carboidratos e gordura. Em 100g de peito de frango sem pele encontramos cerca de 23g de proteínas, 0g de carboidratos e 0g de gordura.

Atum => é um alimento muito importante para quem deseja ganhar massa muscular, contém uma quantidade quase nula de carboidratos e é rico em gorduras boas. O atum é rico em ácidos graxos essenciais, que são as gorduras boas. Estas são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano e aumentam a produção natural de hormônios como a testosterona e o hormônio do crescimento. Em 100g de atum encontramos 23g de proteínas, 3g de carboidratos e 9g de gorduras.

Batata Doce => A batata doce é pobre em proteínas, mas contem uma grande quantidade de carboidratos de baixo índice glicêmico. O baixo índice glicêmico da batata doce permite uma liberação gradual e longa de energia e uma resposta controlada de insulina, evitando acúmulo de gordura. Em 100g de batata doce encontramos 30g de carboidratos de altíssima qualidade.

Fonte:
 JORNAL DO POVO – RS

(texto extraído e adaptado por Farm. Dr. Marcio Nogueira Garcia)

 
 
 
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