Home do site » Notícias » Interessante pra Você » 9 mitos e verdades sobre crescimento do cabelo
9 mitos e verdades sobre crescimento do cabelo


Data: 29/07/2017
Fonte: http://vogue.globo.com/beleza/noticia/2017/07/9-mitos-e-verdades-sobre-crescimento-do-cabelo.html

BE 9 mitos e verdades sobre crescimento do cabelo

Fios oleosos, cortar o cabelo mensalmente, crendice popular, boa alimentação e queda capilar. Estas são apenas algumas das ideias de quem para quem quer deixar as madeixas crescer, mas não sabe ao certo o que fazer. Confira o dossiê que a Vogue Brasil preparou:

Verdades

Excesso de óleo impede o desenvolvimento capilar

Se engana quem pensa que cabelo oleoso não deve ser lavado com frequência. Quem sofre com a oleosidade, precisa limpar os fios diariamente, de preferência. “O excesso de óleo na raiz obstrui os poros, e isso atrapalha o crescimento”, explica Renata Souza, do SPA Dios. Além disso, o uso excessivo de secador estimula a produção de óleos na raiz. O melhor é deixar as madeixas secar naturalmente.

Tratar os fios em Lua Cheia estimula o crescimento

“Quem pensa que apenas o Sol rege a vida no planeta está muito enganado. As fases da Lua afetam não só o mar, mas também os cabelos”. A fase cheia deste astro noturno é ótima para os tratamentos. "Em média, o crescimento é de 1,8cm em 28 dias: 80% a mais que em dias fora da influência da Lua Cheia".

Alimentos que ajudam os fios a crescerem

Acredite: sua dieta é tão importante quanto o shampoo que usa. “Abóbora, cenoura e batata doce são alimentos ricos em vitamina A, que ajuda o corpo a produzir o sebo necessário para que o couro cabeludo fique saudável”. Anote outros alimentos amigos das madeixas: o ferro fortalece os fios e previne a queda. Ou seja, coloque nas refeições lentilha, espinafre, couve e brocólis.

Para fortalecer, nada melhor que a proteína

Os cabelos são compostos por um alto teor de proteína. Queratina e aminoácidos são responsáveis por manter a água dentro dos fios, deixando-os mais fortalecidos. “A ingestão de proteína também é recomendada. Uma dieta balanceada e rica nessa substância é importante para a saúde capilar”.

Estresse é um inimigo poderoso

O estresse atrapalha diferentes áreas da saúde, psicológio e físico. “A perda dos fios pode ocorrer logo ou até três meses após um episódio estressante”. A queda acontece porque o corpo precisa se recuperar do ocorrido e acaba estimulando partes do organismo, fazendo com que os fios parem de crescer ou comecem a cair.

Mito

Misturar anticoncepcional com o shampoo

“O hormônio da pílula anticoncepcional é para ser ingerido, não há nenhum tipo de efeito ou absorção do couro cabeludo quanto ao uso tópico”, esclarece Renata.

Trança ou rabo de cabelo estimula o crescimento

Se você pensava que puxar e amarrar os fios pudessem ajudar, estava enganada. “O ferro dos elásticos e rabos muito apertados podem quebrar os fios. Para prender, indico o uso de piranhas e lacinhos revestidos por tecido”.

Não aparar as pontas com medo de não crescer

Os fios nascem do couro cabeludo e não das pontas. Aparando os fios mensalmente, evita pontas duplas e faz com que eles não fiquem ralos no comprimento. “É ilusão pensar que o cabelo não crescerá por ser cortado sempre. Fios saudáveis crescem, em média, um centímetro por mês, mas o fato de tirar as pontas não interfere no crescimento”.

Cabelo para de fazer efeito assim que se acostuma com o xampu

“Se o cosmético é ideal para o tipo de fio e está garantindo bons resultados, não há porque trocá-lo”.

Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante a apresentação da receita e o meio pelo qual deve ser apresentada ao estabelecimento.