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7 atitudes para começar 2018 com uma pele renovada


Data: 18/01/2018
Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2018/01/7-atitudes-para-comecar-2018-com-uma-pele-renovada.html

Usar filtro solar, diminuir o açúcar e dormir melhor são alguns hábitos essenciais para ter uma cútis saudável e bem cuidada, de acordo com a dermatologista Valéria Marcondes

Diariamente, somos expostos a diversos agressores ambientais como os raios ultravioletas, a poluição, a fumaça e, além disso, temos alguns hábitos ruins que colaboram para o envelhecimento precoce da pele. “Mas a partir do momento que você diminui a exposição a esses agressores, mantém uma rotina de skin care e modifica alguns hábitos há uma profunda mudança na qualidade da pele”, diz Valéria Marcondes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Para começar 2018 com a pele renovada, ela indica atitudes para colocar em prática já!

 

1. Use filtro solar
Parece clichê, mas usar protetor solar todos os dias é fundamental para a pele. A exposição solar sem fotoproteção é o mais importante agressor da cútis, podendo levar ao fotoenvelhecimento precoce, inflamação, melasma e um aumento do risco de cancerização, segundo a dermatologista. “O filtro deve ter proteção eficiente contra as radiações UVA e UVB, mas também deve proteger da luz visível e da Infrared”, explica a médica. “Esse protetor deve contar com filtros físicos, como o óxido de zinco e dióxido de titânio, associado a filtros químicos para aumentar o grau de fotoproteção."

 

2. Crie uma rotina de cuidados com a pele
Ter uma rotina de cuidados diários é muito importante para a beleza e saúde da pele. A limpeza complementar com tônicos ou águas micelares, assim como hidratação e fotoproteção, são essenciais. “Consulte um dermatologista para prescrição de substâncias rejuvenescedoras como alfa e poli-hidroxiácidos, retinoides, vitamina C, ácido ferúlico, Vitamina E, peptídeos, antioxidantes e fatores de crescimento”, diz. “Eles colaboram muito para a hidratação, luminosidade e textura da pele.”

 

3. Diminua o açúcar
A ingestão de açúcar em excesso na dieta colabora para um processo de glicação, que é quando as fibras de colágeno e elastina endurecem por reagirem com esses açúcares. “Com isso, elas perdem a questão da maleabilidade, flexibilidade e sustentação da pele. O acúmulo de AGEs (espécies avançadas de glicação) gera ação inflamatória e envelhecimento precoce de todo o sistema”, afirma. “O açúcar também está ligado, segundo estudos, ao aparecimento de manchas”, completa. Diminua o açúcar na dieta e fique também atenta aos carboidratos, que viram açúcar no fim da digestão.

 

4. Controle o Estresse
O estresse também afeta nossa pele de maneira importante, segundo a dermatologista. Descargas constantes de adrenalina e outros hormônios (como cortisol e prolactina) potencializam o estado inflamatório persistentes na cútis e reduzem o tempo de vida e a atividade das células. “A acne também é uma manifestação comum que tem relação com pacientes que sofrem com o estresse”.

 

5. Pratique Exercícios Físicos
Durante a atividade física, toda a circulação é estimulada. “O sistema arterial (sangue que "alimenta" os músculos em movimento, por exemplo) aumenta seu fluxo e, consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. “Os sistemas venoso e linfático também aumentam a velocidade de drenagem, retirando toxinas e diminuindo a retenção de líquidos”. Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e mais viçosa”, explica a médica. “A melhora da oxigenação das células contribui também para uma aparência mais saudável da pele”, completa.

 

6. Durma melhor
A falta de sono compromete o tempo necessário para que ocorra o reparo e regeneração durante o período noturno. “Isso afeta a produção natural de melatonina que também é parte da defesa antioxidante primária do nosso organismo”, explica Valéria. Outro ponto que deve ser analisado: a forma como dormimos. “O fato de dormir com o rosto de lado ou de bruços ajuda a formar rugas de dinâmica importantes, e que muitas vezes nos faz envelhecer mais assimetricamente com demarcações mais profundas das linhas e das rugas. O ideal é dormir com a barriga para cima”.

 

7. Pare de fumar
O cigarro faz mal para a saúde e também para a beleza. Se você é fumante tente começar 2018 abandonando este vício. O consumo de cigarro induz ao envelhecimento, já que as substâncias tóxicas presentes estão associadas à vasoconstrição periférica por um período de dez minutos, o que diminui o fluxo sanguíneo para o tecido cutâneo e cabelos, de acordo com a Valéria. “Isso traz consequências na perda do viço e luminosidade da pele, favorece o amarelamento do tecido e também há uma perda de firmeza por conta da oxigenação e nutrição diminuídas”.

(Texto extraído e adaptado por Farm. Dr. Marcio Nogueira Garcia - CRF-SP: 39.016)

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